Odair Helmann: A melhor jogada colorada de 2018 já começou

O ano de 2018 já começa bem para o Inter. De volta à série A, a direção colorada anunciou Odair Helmann como o comandante do vestiário no próximo ano. Na minha opinião, um grande acerto. Um gigante acerto do presidente Marcelo Medeiros e do vice, Roberto Melo.

Seria o efeito Carile no Corinthians? Ou Jair Ventura, no Botafogo? Não sabemos de fato, entretanto, me arrisco a dizer que as experiências bem sucedidas de paulistas e cariocas podem sim ter influenciado os comandantes do futebol alvi-rubro nesta decisão. Lembram de Marcelo Rospide no Grêmio? Ele vinha treinando, e muito bem, o Grêmio em 2009, deixou o time nas quartas de final da Libertadores para Paulo Autuori, que foi eliminado para o Cruzeiro na ocasião. Lá naquele tempo eu ja defendia que ele tivesse permanecido como técnico de forma efetiva, mas...

Voltando a Odair Helmann, ele tem algo que muitos talvez demorariam a ter: A confiança dos jogadores. Ele é 'da bola'. Foi jogador. Conhece o 'futebôles', vai se impor de forma gradativa, e se já tem o respeito do grupo, o apoio para comandar o vestiário, eu não tenho dúvidas que poderá sim dar um resultado muito positivo ao clube. 

Conhece futebol. Conhece a base (que é onde tudo começa!) e vem e baixo. Sabe quando falamos que os atletas tem que treinar os fundamentos? Chutar a gol, cruzar, dar passes? Isso é base. É aprender desde o princípio até chegar a um nível mais elevado sabendo o que é preciso fazer para alcança-lo. Aliás, vamos combinar, isto é da vida, né? Aprender desde o início, passando por cada 'departamento' adquirindo experiência para ali na frente saber exatamente como se fazer em cada situação.

Odair está em casa. Odair tem serviços prestados. Odair é aquilo que tanto se valoriza no mercado: A gestão de pessoas. Ele gere um grupo de homens, cada um com sua forma de pensar, com sua forma de agir, e saber reunir tudo isso sem criar conflitos é uma especialidade, que hoje em dia é fundamental para quem precisa gerir qualquer tipo de grupo de pessoas. Conhecimento aliado a tempo de serviço, a base, isto é necessário para comandar grupos de pessoas, e isso, Odair Helmann tem. Tudo isso aliado ao conhecimento técnico e ideias de futebol que ele demonstra ter fazem com que eu conclua o tamanho do acerto do Internacional. Custo-benefício baixo-médio, para grandes resultados que acredito que o novo técnico do Colorado irá conquistar.

"- Ah mas ele era o treinador dos 5 a 0!" E daí. Passou. Foi uma circunstância totalmente diferente. Vamos tratar de esquecer isso e julgar o 'cara' por um resultado que não passou por concepção e realização dele, Odair.

"- Ah o vestiário vai engolir ele!" Outra bobagem. Ele é da casa. O vestiário é dele. Odair estava dentro do vestiário antes da chegada da grande maioria dos jogadores e agora ele vai montar o grupo dele ao lado da direção. Ou se encaixa, ou quem sai do vestiário é quem quiser causar tumulto. Pelo menos é assim que eu entendo que as coisas irão acontecer.

Parabéns ao Inter e boa sorte a Odair Helmann pela oportunidade. Evidente que posso estar enganado, mas acredito que ele terá muito sucesso neste novo passo na carreira. Odair entra para um outor nível na carreira, sobe degraus, entra em outro patamar e vai aproveitá-lo, agora tem algo fundamental para que tudo isso dê certo: Convicção e respaldo da direção. Ele precisa de apoio irrestrito. Resultados negativos podem acontecer, é normal, e a diretoria precisa estar convicta e ciente dos motivos que fizeram que eles chegassem a conclusão de efetivar o treinador. Sem convicção, nada dá certo. Nem Odair no Inter. Nem nada na vida.

Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional