Não! O Grêmio ainda não cumpriu a sua missão no Mundial de Clubes!

Já li e reli várias vezes nas redes sociais frases que dizem mais ou menos o seguinte: " - Pronto. Classificação para final contra o Real Madrid (se este passar pelo Al-Jazzera, o que é a tendência...) era a obrigação, missão cumprida. O que vier agora é lucro!"

Nãooooo! Não é assim não.

Senhoras e senhores, não estamos falando de um clube qualquer, de um país qualquer, de um estado qualquer, de uma cidade qualquer, nós estamos falando do Grêmio! Do Grêmio que foi fundado em 1903. Que venceu o mundo em 1983, que em 1995 enfrentou a base da Seleção Holandesa com um a menos e só perdeu nos penaltis!!! Nós estamos falando de um clube Pentacampeão da Copa do Brasil! Bicampeão brasileiro! Tricampeão Continental atráves da Taça Libertadores da América!!! Estamos falando de um clube que encantou o Brasil em dois seguidos com um futebol de encher os olhos dos brasileiros e que na última conquista se impôs e venceu os dois jogos na decisão! Estamos falando do Grêmio!!!

Estamos falando de um clube com 114 anos que venceu uma partida com 7 jogadores em campo em uma decisão! Estamos falando do Grêmio que tem como principal adversário um gigante como ele, o Internacional. Aliás, que outra cidade do mundo tem dois estádios de futebol de dois enormes times que movimentam milhões de torcedores pelo mundo inteiro???

O Grêmio é muito grande para contentar-se com pouco. É óbvio, é respeito. Estas manifestações de que 'a obrigação foi cumprida' não partiu da direção, jogadores ou comissão técnica, partiu de torcedores, que respeitam o grande Real Madrid que tem um craque em cada posição e o melhor jogador do mundo na atualidade, mas meus amigos, eles são onze contra onze. Como chegou a dizer o lateral Edílson: " - Cristiano Ronaldo não tem três pernas!" É possível sim conquistar mais, não só é possível, como o Grêmio tem sim a obrigação de enfrentar o Golias espanhol e buscar o seu segundo título mundial de clubes.

Sim, o enfrentamento é um 'Davi contra Golias' devido ao tamanho dos investimentos em um clube e outro. A folha salarial e os investimentos da equipe madrilhena é SETE vezes maior que o investimento gaúcho. SETE! É muita coisa! Mas quem disse que só isso será decisivo?

Sem esse papo de 'missão cumprida'! Sem o sentimento de que deu e era isso! Não! O Grêmio é grande!

O Grêmio de Lara, Everaldo, Felipão, Danrlei, Adílson, De Leon, China, Renato, Baltazar, Hélio Dourado, Koff, Lupicínio, Geromel, Luan e Everton quer e vai lutar por mais. Vai ser díficil? Vai. Muito! Vai ter que ser na superação? Vai, muita! É impossível? Não! Nada é impossível! São 90 ou 120 minutos que entram para a história.

Com qualquer resultado será um dos principais jogos da história de um clube de tradição, de um clube que se diz imortal no seu hino, um clube que tem o seu torcedor  'aonde ele estiver'! O Grêmio carrega o orgulho de ser gaúcho, de 'ser forte, aguerrido e bravo', e não, o torcedor não pode vestir esse manto de tanta humildade. Respeito? Sim, tem que ter sim. Aliás, em qualquer profissão e segmento, o respeito é fundamental. Respeito pela história de cada um. E aí entra também o que o adversário tricolor também precisará ter. Respeito pela história gremista. Pelo futebol gremista. Pelos profissionais que lá estarão e que inclusive, certamente estarão na Europa muito em breve com o 'status' de atuar no futebol mais rico do mundo, 'status' até é importante,  mas só ele não serve para muita coisa na vida.

Ah mas lá na Espanha tiveram torcedores que disseram que nem conheciam o Grêmio! Ah é? Disseram? Pois então, eles vão conhecer.

Bom, diante de tudo isso, devo concluir o que? Que o Grêmio vai vencer a final do Mundial? Não. Eu definitivamente não estou falando isso, mas tem chances de conquistá-lo? Sim, tem. Pequenas ou grandes chances, o pensamento de que é possível e a exclusão sumária da ideia de que 'a missão já foi cumprida', tem que existir.

O Grêmio é gigante, e a obrigação do time é uma só: O título mundial de 2017, seja contra quem for!

FB

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA