Agosto, o mês do desgosto???

Agosto e os seus rótulos!

Pobre agosto. Já começa com o seu rótulo. Desde pequeno eu ouço: "- Agosto, o mês do desgosto!". Ou ainda: "- Agosto, o mês do cachorro louco!". Ouvia ainda que qualquer pessoa que estivesse muito doente em junho ou julho, não passaria de agosto, ou que se passasse de agosto "não morreria mais!!!"

Nós e a nossa mania de rotular. Historicamente temos o hábito de ver algo e já dar nossa opinião definindo, sacramentando o que é bom ou ruim, certo ou errado, a partir das nossas conclusões, sem ao menos buscar quem sabe ouvir as razões disso ou daquilo. Uma ignorância enorme que cometemos todos os dias. 

Fulano é político? É ladrão. Ciclano é rico? Roubou. Cara aquele é amigo do outro que fez tal coisa errada? Ele também é errado. Gente, como vivemos em mundo com pessoas perfeitas, incrível isso, não é???

Deixando as ironias de lado, precisamos trabalhar em nosso dia a dia a capacidade de absorção de informação. Precisamos deixar de qualificar ou definir algo sem ouvir o outro lado da história. Ou a história. 

Sem defender ninguém, sem puxar para lado ao algum, principalmente na política onde me abstenho completamente de dar qualquer opinião embora tenha muito bem definida minha posição, façamos em nossas relações pessoais e profissionais um exercício para termos mais qualidade de vida. Julguemos menos. Busquemos mais olhar para dentro de nós, de nossas vidas, antes de sair por aí em redes sociais e rodas de conversas, definindo quem é do bem ou é do mal, ou quem está certo ou quem está errado. Respeitamos mais a opinião dos outros, defendamos as nossas, sem sacramentar o que o outro é ou deixou de ser.

Pode ser quem tenham pessoas que sequer tenham lido o texto até aqui até tenham me xingado aqui embaixo...

Esse comportamento de avaliar antes de definir algo, talvez chama-se racionalidade, ou ainda, maturidade...

Senão, vejamos, pobre mês de agosto, se para muitos começa fadado as coisas ruins, pra mim, que venha, ilumine e que me traga muitas alegrias, agosto!!!

Bem vindo!

Fabiano Brasil.